"MESTRE NÃO É SÓ QUEM ENSINA; MAS QUEM, DE REPENTE, APRENDE."
GUIMARÃES ROSA

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

HIPERTEXTO

HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones,gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
             O filósofo e sociólogo  Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:

"é a palavra correspondente"hipermídia", que significa ramificações
 complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto."

 De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia .
 Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. O hipertexto proporciona uma interação mais efetiva entre aluno e professor. Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas.  O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.

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