"MESTRE NÃO É SÓ QUEM ENSINA; MAS QUEM, DE REPENTE, APRENDE."
GUIMARÃES ROSA

domingo, 27 de novembro de 2011

CURRÍCULO            

Trabalhar com conhecimento organizado,
Sistematizado, aceito socialmente e selecionado em
Estruturas previa-mentes concebidas, como do
Conhecimento que o aluno traz de seu contexto da vida,
Mas que não se limita ao conhecimento.
    A elaboração de um currículo depende da concepção
de conhecimento ensino e aprendizagem que se tem. O desenvolvimento do currículo envolve toda escola, a vida dos alunos. Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam inter-relacionados.
 Currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesse dos alunos e professores, possibilitando a construção de saberes diários que aliado as novas tecnologias pode realizar novas metodologia na aprendizagem do aluno.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
                   O uso das tecnologias só potencializa o desenvolvimento das atividades realizadas no contexto escolar. A integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual questionadora e motivadora  a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa. As tecnologias dão suporte ao currículo participando como ferramentas capazes de atuar como apoio as elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias conceitos imagens permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
            Primeiramente é necessário  que a tecnologia seja efetivamente uma realidade no contexto escolar. Agora pedagogicamente o uso das tecnologias propicia condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo preestabelecido ou seja  trata-se de uma ferramenta extremamente atual e eficaz no processo de ensino aprendizagem.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

               Estamos vivenciando uma revolução tecnológica, em todos os sentidos e essa evolução vem ocorrendo de forma muito rápida em muito setores da sociedade, que não tem conseguindo acompanhar essa evolução, dentre eles a educação escolar, cujos currículos,  se mantém desarticulados com a realidade tecnológica.
            Considero que ao se trabalhar projeto na escola cria-se para o aluno uma oportunidade de participar ativamente de seu processo de construção do conhecimento, ou seja, é uma forma de conciliar o  currículo como proposta pedagógica aprendizagem. Trabalho em equipe é eficazmente favorável tanto para elaboração como para execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário